quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Campanha de Reciclagem de Papel

Você sabia...?

Quantas árvores são necessárias para fazer 500 folhas de papel?

Sete por cento de uma árvore. Então uma árvore inteira dá cerca de 15 resmas de papel (uma resma equivale a 500 folhas). Simples assim? Mais ou menos. Todos são valores médios e tem que se levar em conta alguns fatores.
A árvore a que me refiro é o eucalipto (que é a mais comumente usada no Brasil) e o papel é aquele que você usa na sua impressora (A4 com a indicação de 75 g/m²). Papéis diferentes têm rendimentos diferentes. Podem gastar mais, podem gastar menos árvores. Outras espécies de árvores também têm outros rendimentos.
E é claro, as árvores não são todas exatamente do mesmo tamanho. Algumas são mais grossas, outras mais finas. Ou seja, em alguns casos se gasta mais que uma árvore para fazer 15 resmas, em outros, menos.
A maioria do papel produzido no Brasil vem de árvores de reflorestamento. Cerca de 30% do papel produzido aqui é reciclado. Há, inclusive, uma certa controvérsia em relação à reciclagem. Ainda não há uma pesquisa definitiva sobre o tema, mas há quem diga que o impacto ambiental para reciclar papel não é muito menor que fabricar a partir de árvores. Isso porque as árvores são plantadas e não retiradas de florestas nativas.
A reciclagem, por sua vez, consumiria mais energia e água, além de utilizar produtos químicos em maior quantidade para conseguir a remoção de todos os resíduos do papel já utilizado. O custo mais baixo do papel reciclado viria, então e somente, do menor custo da matéria prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ads Inside Post